Logotipo do(a) Riocopter Passeio de Helicóptero Rio de Janeiro

Como conhecer o Rio de Janeiro com segurança?

25/01/2022 21:19
Imagem de ilustração do post: Como conhecer o Rio de Janeiro com segurança?
Tempo estimado de leitura: 3min

Não se deixe impressionar pela mídia. O Rio de janeiro é mais seguro pra visitantes do que para moradores.

Com o turismo sendo o principal legado das Olimpíadas, atualmente os turistas podem se locomover pelo Rio com muito mais segurança do que antigamente. O VLT é uma opção segura para se locomover pelo centro da cidade, o metrô leva turistas mais longe, táxi e uber te deixam na porta do seu destino.

Hoje em nosso post te explicaremos porque não precisa ter medo de visitar a Cidade Maravilhosa. Continue lendo e confira nossas dicas!

O Rio de janeiro é seguro?

Basta você parar pra conversar com alguém que deseja visitar o Rio e uma pergunta sempre estará presente: E a segurança?

O charme, as belezas e os tesouros cariocas parecem não ser suficientes para impressionar quem só tem informações de arrastões, tráfico de drogas, balas perdidas e crise sem fim. No entanto, basta você caminhar por Ipanema, Leblon e Copacabana e perceber que se encontra mais moradores de classe média que qualquer outra metrópole brasileira.

Não existe nenhum outro lugar do país com tantas mesinhas nas calçadas e um comércio de rua tão intenso nos bairros de classe média. Se o Rio fosse tão perigoso assim, por que tantas pessoas estariam nas ruas?

Nos dias de muito sol e calor, as praias do Rio lotam, seja qual for a época do ano. Por que tanta gente insistiriam em se expor a arrastões?

Essa contradição continua quando analisamos os números do turismo. A Olimpíada do Rio foi um sucesso. Inclusive os maiores eventos do Brasil como Reveillon, Carnaval e Rock in Rio são sempre sucesso.

Mas veja agora algumas dicas que podemos dar para que você se sinta mais seguro passeando pela cidade!

  • Não carregue objetos de valor e nem muito dinheiro, principalmente à noite
  • Quando for a praia, tente ir durante a semana, por ser mais tranquila e não ter riscos de arrastão. Embora não seja regra, mas os casos de arrastões acontecem nos finais de semana quando as praias estão lotadas. Na hora de mergulhar tente deixar alguém próximo aos seus objetos;
  • Se puder contratar agentes de turismo para te levar aos principais pontos turísticos da cidade, além de facilitar o processo, te livrará de possíveis golpes;
  • Se sua intenção é visitar alguma comunidade, orientamos apenas cautela e se possível, vá com alguém que conheça o local;
  • Visita o Centro do Rio apenas durante o dia. Esse bairro é cheio de passeios culturais, mas tende a ficar deserto ao anoitecer.
  • Se for à noite, procure se informar pela região da Lapa que é repleta de bares, restaurantes e casas noturnas. Porém vá sem objetos de valor e evite andar sozinho
  • Por ser um destino turístico infelizmente encontramos taxistas desonestos e que gostam de se aproveitar de turistas. Solicite sempre que utilize o taxímetro para que pague o valor correto e justo pela corrida. Se atente ao trajeto!
  • Deixe o carro em casa, pois as principais atrações do Rio podem ser acessadas com transporte público. Além de ter um trânsito muito pesado, a cidade tem algumas saídas que não devem ser acessadas por turistas. E para evitar transtornos e riscos, utilize metrô, táxi ou uber.

Essas são algumas dicas de cuidados que você deve ter ao visitar a Cidade Maravilhosa. Converse com pessoas que já visitaram a cidade e até moradores e pegue dicas importantes. O importante é que com cuidado a visita ao Rio de Janeiro é maravilhosa e encantadora! Não deixe de visitar a Cidade Maravilhosa!

 

Deixe um comentário
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.