Logotipo do(a) Riocopter Passeio de Helicóptero Rio de Janeiro

Conheça curiosidades da Rocinha no RJ

24/03/2022 09:46
Imagem de ilustração do post: Conheça curiosidades da Rocinha no RJ
Tempo estimado de leitura: 3min

Comunidade podem ter muitas características em comum, mas ao mesmo tempo são tão diferentes uma das outras. Esse é o caso da Comunidade da Rocinha no Rio de Janeiro.

Localizada entre os bairros de São Conrado e Gávea, a Rocinha é considerada uma das mais conhecidas do mundo e também, a maior comunidade do país.

Ocupa uma área de, aproximadamente, 95 hectares e sua população, em torno de, 100 mil habitantes.

Curiosidades

A comunidade teve origem na época da divisão da antiga Fazenda Quebra-Cangalha. Foram transformadas em chácaras, e transformadas em um centro de hortaliças para abastecer a Zona Sul do Rio. Os vendedores da época contavam que tudo era cultivado numa “rocinha” no alto da Gávea, o que deu origem ao nome da comunidade.

Da década de 50, tivemos um aumento de nordestinos migrando para o Rio e muitas dessas famílias, se estabeleceram na comunidade da Rocinha. Com a construção do Rebouças e Dois Irmãos, teve um aumento de oferta de emprego na região e, consequentemente, aumento da população na comunidade.

Com uma população tão grande na comunidade, é surpreendente falar que só em 1982 foi inaugurado o primeiro posto de saúde na comunidade.

A passarela que liga a favela ao complexo esportivo do outro lado da estrada Lagoa-Barra, foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Como o acesso à comunidade é difícil, os moradores contam com apoio de moto-táxis e kombis para circular pela mesma. Na grande maioria jovens que buscam uma fonte de renda nessa atividade. Infelizmente devido a essa dificuldade e também a criminalidade na região, muitas lanchonetes e restaurantes não fazem entrega em domicílio, o que dificulta muito a vida de quem mora na comunidade.

TURISMO

Mesmo antes de ser pacificada, a Rocinha já recebia turistas de diversos países. Todos querendo conhecer a comunidade e um pouco da vida de seus moradores.

O passeio pela comunidade é um dos tours mais desejados por visitantes da cidade do Rio. A comunidade possui uma boa infra-estrutura para receber visitantes, além da simpatia de seus moradores. Lá podemos conhecer diversos projetos sociais incríveis e maravilhosos mirantes onde é possível ter lindas vistas de São Conrado, Pedra da Gávea, Pedra Bonita e outros pontos da cidade.

Devido a grande movimentação de pessoa durante o dia, a Rocinha possui um vasto comércio a oferecer. O ritmo é realmente agitado e continue madrugada a dentro.

A comunidade é marcada por muitas características nordestinas e por isso, pode comprar produtos nordestinos como temperos e especiarias.

Conhecendo a Rocinha a bordo de um helicóptero

A Cidade Maravilhosa é uma das cidades mais visitadas e admiradas do mundo. Com paisagens belíssimas e que encantam a todos que no Rio chegam.

Mas já imaginou conhecer esses pontos turísticos a bordo de um helicóptero? Isso mesmo! Aqui na RIOCOPTER você pode conhecer o Rio de uma forma única e surpreendente.

A comunidade da Rocinha é um dos locais incríveis da cidade que você tem a oportunidade de sobrevoar a bordo de um helicóptero.

Na RIOCOPTER você pode optar por um dos roteiros disponíveis e conhecer de forma mais completa diversos pontos turísticos de uma só vez.

É uma sensação indescritível, que só vivendo essa experiência para entender o que estamos falando.

Sendo assim, não deixe pra depois! Venha sobrevoar a Rocinha e muitos outros pontos turísticos do Rio com um voo panorâmico pela Cidade Maravilhosa!

 

 

Deixe um comentário
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.