Logotipo do(a) Riocopter Passeio de Helicóptero Rio de Janeiro

Curiosidades sobre a praia de Ipanema

16/03/2023 20:55
Imagem de ilustração do post: Curiosidades sobre a praia de Ipanema
Tempo estimado de leitura: 6min

A Praia de Ipanema é um dos cartões-postais do Rio de Janeiro. Famosa pelas ondas, areia fina e beleza estonteante, a praia atrai turistas do mundo todo. Mas você sabe tudo sobre a Praia de Ipanema?

Neste artigo, você vai conhecer algumas curiosidades sobre a Praia de Ipanema que talvez você não saiba. Continue conosco e confira!

A história da Ipanema

Ipanema, localizada no Rio de Janeiro, é uma das praias mais famosas do mundo. O local é famoso por sua beleza, mas também tem uma grande história. Como você deve saber, a história da Praia de Ipanema é rica e variada.

Em 1894, foi fundada por José Antônio de Moreira e meses depois de tantos anos, ainda podemos observar heranças deixadas pelo seu fundador, o Conde de Ipanema. Além de muita cultura, a praia oferece muitas opções de restaurantes, bares, feiras artesanais. Tanta diversidade e beleza proporciona oportunidades para fotos lindíssimas.

Durante todo esse período, a região viu o boom imobiliário e o turismo da Praia de Ipanema crescer. Durante este período, o local foi conhecido como um dos melhores destinos de lazer no país.

A Praia de Ipanema foi palco de vários acontecimentos históricos. e se tornou um dos principais destinos para os surfistas. Além disso, a Praia de Ipanema também foi palco de novos movimentos artísticos, culturais e musicais.

Durante os anos seguintes, a Praia de Ipanema se tornou um dos mais importantes pontos turísticos do estado e, por sua vez, um dos principais destinos turísticos do país. Hoje em dia, o local é conhecido mundialmente por sua beleza e diversidade cultural. É um local ideal para quem quer relaxar, curtir a natureza e desfrutar de momentos inesquecíveis. A Praia de Ipanema é absolutamente deslumbrante!

Ipanema e sua relação com a música

Ipanema é sinônimo de diversão, cultura e música. Está entre os lugares mais charmosos e vibrantes do Rio de Janeiro e é um verdadeiro ícone do Brasil. Seu patrimônio é tal que se inspirou na criação da música "Garota de Ipanema" de Vinícius de Moraes e Tom Jobim, que foi lançada em 1962 e se tornou um hino nacional. Garota de Ipanema é uma música marcante e incomparável. A verdade é que todo carioca sabe cantar essa música e tem orgulho de fazer parte dessa história.

Além de ser considerado um clássico da música popular brasileira, Garota de Ipanema, foi regravada por muito cantores, inclusive internacionais, tais como: Roberto Carlos com Caetano, Frank Sinatra com Tom Jobim, Ella Foitzgerald que fez uma versão masculina da música, Gilberto Gil que acrescentou toques de reggae, Andrea Bocelli que fez questão de gravar a versão original e muitos outros nomes conhecidos.

Mas você sabe quem é a famosa Garota de Ipanema? Helô Pinheiro, que com seu andar sobre a areia serviu de inspiração para essa linda canção. Helô Pinheiro encantou Vinícuis de Moraes, mas no início pediu que não fosse divulgado seu nome como a musa inspiradora da música, por ter pais muito conservadores. Porém com o passar do tempo, algumas garotas tentaram se passar pela Garota de Ipanema e neste momento Vinícius de Moraes convenceu Helô Pinheiro a divulgar na imprensa que era sua inspiração.

Além de Garota de Ipanema, outras músicas foram criadas. Todas celebrando os encantos e beleza do bairro e de seus habitantes.

Curiosidades sobre Ipanema

Curiosidades sobre Ipanema

A Praia de Ipanema é considerada ponto de encontro entre turistas e moradores. Com seus 2,6km de extensão, dividida em posto 8, 9 e 10. Independente do posto que você escolher visitar, será bem recebido por todos, mas podemos dizer que em cada ponto do praia tem um estilo específico de público.

O Posto 8 é muito frequentado pelo público jovem, que são mais animados e adoram fazer amizades, conhecer pessoas e paquerar. É um ponto muito amigável e sem distinção de idade. Quem chega nos quiosques da praia, com certeza faz amigos.

O Posto 9 é o ponto GLS. Um pouco mais badalado e agitado. Ali você poderá encontrar pessoas dispostas a paquerar, Mas além disso, é o local perfeito para bater papo e fazer novas amizades. A praia normalmente fica lotada, perfeita para conhecer novos amigos e assistir o pôr do sol.

Já o Posto 10 é uma área mais frequentada pelos moradores do bairro e aqueles turistas que buscar apreciar a beleza natural da praia e relaxar. Esse posto fica próximo da Praia do Leblon, o que facilita você poder conhecer duas praias no mesmo dia. Essa parte é perfeita para assistir o pôr do sol no finalzinho da tarde.

Mas o que podemos afirmar é que a Praia de Ipanema é um local de diversidade. Onde é possível encontrar diversos público, cultura variada e muita diversão.

É possível apreciar pessoas jogando vôlei na areia da praia, ou ter bandeiras de arco-íris na orla para o público gay, ou pegar ondas perfeitas para surfistas, ou tomar uma água de côco apreciando o pôr do sol com uma música ao fundo. Seja o ponto que escolher, a alegria será contagiante.

Momentos românticos na Praia de Ipanema

Devido toda sua beleza, a Praia de Ipanema já foi cenário de pedidos e cerimônias de casamentos. Muitas empresas especializadas, preparam cerimônia lindas nesse cenário encantador. Já imaginou fazer uma celebração com vistas incríveis como essas? Realmente emocionante!

Prática de esportes aquáticos

Algumas partes da Praia de Ipanema são conhecidas pelas ondas fortes, por isso, tem alta procura de praticantes de esportes aquáticos e turistas.

Turistas do mundo toda visitam essa praia e participam de diversos campeonatos esportivos.

Voo de helicóptero

Uma outra forma de conhecer Ipanema é a bordo de um helicóptero. A RIOCOPTER é líder no mercado de passeios de helicóptero no Rio de Janeiro e tem roteiros que sobrevoam os melhores pontos turísticos do RJ.

É possível escolher entre roteiros de 25, 40 e 50 minutos. Ipanema é um dos locais incluídos nesses roteiros.

Clique aqui para conhecer nossos roteiros e solicite um orçamento!

Leia também: Dicas para turistar no Rio de Janeiro

 

Deixe um comentário
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.