Logotipo do(a) Riocopter Passeio de Helicóptero Rio de Janeiro - Brasil

Curiosidades sobre o Pão de Açúcar

16/02/2023 10:30
Imagem de ilustração do post: Curiosidades sobre o Pão de Açúcar
Tempo estimado de leitura: 6min

O Pão de Açúcar é uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro. A paisagem é marcada pelo morro com forma característica, que atrai turistas do mundo todo. Mas você sabe tudo sobre esse monumento natural?

Neste artigo, você vai conhecer curiosidades sobre o Pão de Açúcar que talvez você não saiba. Ficou interessado? Então continue lendo!

Sobre o Pão de Açúcar

Idealizado em 1908, inaugurado em 1912, tonando-se o primeiro teleférico do país e o terceiro do mundo. Com altura de 395 m acima do nível do mar, rico em espécies de plantas e mundialmente conhecido.

Localizado no Rio de Janeiro, trata-se de um complexo de morros formado pelo Morro da Babilônica, Morro da Urca e o Pão de Açúcar. Lá do alto, os turistas conseguem apreciar a Cidade Maravilhosa com sua beleza natural.

Origem do nome

Muitas versões são conhecidas sobre a origem do seu nome, mas a mais conhecida é que a pedra se parecia com a forma de barro cônica que os blocos de açúcar eram transportados até a Europa. Por isso, batizaram o morro de Pão de Açúcar.

O Bondinho do Pão de Açúcar

O acesso é feito através do Bondinho do Pão de Açúcar. Criado e, 1972 já transportou milhões de pessoas.

O Bondinho do Pão de Açúcar foi o 1º implantado no Brasil e o 3º no mundo. Atualmente é o mais antigo em funcionamento. O bondinho no início só transportava 23 passageiros. Somente após 60 anos, foi substituído por um que tem capacidade de 72 passageiros.

 

Bondinho do Pão de Açúcar

Visitantes ilustres

Como falamos, o Pão de Açúcar é visita diariamente por milhares de pessoas e podemos citar alguns ilustres que já fizeram esse maravilhoso passeio como: Bob Marley, Albert Einsten, Tina Turner, John Kennedy, Príncipe Harry, Robert de Niro, Malala, Natalie Portman e outros.

Cenário de filme

No filme “007 Contra o Foguete da Morte”, o agente secreto James Bond enfrenta seu grande inimigo Dentes de Aço e derrota. Em uma das cenas eletrizantes do filme, James se equilibra nos cabos do bondinho, ficando a mais de 500m de altura.

Pão de Açúcar e a música

Desde a década de 40, muitos shows e encontros musicais são realizados no Morro da Urca. Artistas como Gal Costa, Cazuza, Gilberto Gil, Caetano Veloso e Ney Matogrosso já passaram por lá.

Tecnologia a favor

O teleférico utiliza um sistema regenerativo, ou seja, funciona com energia elétrica, porém com baixa emissão de carbono. Além disso, quando os turistas estão indo embora, o teleférico desce mais pesado do que sobe, chegando a gerar energia.

Outro ponto importante pe que para o funcionamento são utilizados painéis solares fotovoltaicos. Esses painéis geram até 2mil kw/h por mês.

O sistema de transporte é totalmente adaptado para passageiros com necessidades especiais (rampas, banheiros dedicados e elevadores).

Duração do passeio

O tempo média para visitar o Pão de Açúcar é de, pelo menos, 2 horas contando com subida, permanência no local para visitação e descida. Mas se você pretende almoçar no local e aproveitar o espaço gastronômico do local, o ideal é separar, pelo menos, 3 horas e meia para fazer tudo com calma.

Lembre-se que na alta temporada pode ter mais filas e o tempo de espera pode aumentar, mas o passeio realmente vale a pena.

Pão de Açúcar e as Olimpíadas

Em 2004 e 2007, a Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos de Atenas e a Tocha Olímpica dos Jogos Pan-Americanos do Rio, respectivamente, visitaram o Pão de Açúcar e isso se tornou um marco na história desse ponto turístico.

Além disso, em 2016, o Bondinho carregou a Tocha Olímpica dos Jogos do Rio de janeiro. Trilhas

É muito comum encontrar pessoas praticando esporte como caminhadas e escaladas no bairro da Urca, com o objetivo de chegar ao Pão de Açúcar.

Para aqueles mais aventureiros, a subida até o Morro da Urca pode ser feita por uma trilha que se inicia na pista Claudio Coutinho e depois pega o Bondinho até o Pão de Açúcar. A trilha fica localizada em uma área militar e é muito utilizada por esportistas, turistas e corredores. Além disso, muito utilizada para pesca, já que algumas pedras descem na direção do mar.

É proibido fazer o percurso de bicicletas e entrada com animais. Crianças são permitas, desde que acompanhadas por adultos.

Escaladas

Outra forma de chegar até o Pão de Açúcar é escalando suas diversas faces. Não existe trilha até o cume.

Uma das subidas mais belas é a do Costão do Pão de Açúcar. Com disposição para encarar uma longa subida e alguns trechos de escalada, não requer muito conhecimento em montanhismo.

A subida é realizada parte em trilha e o restante escalando. Com um pequeno trecho um pouco mais vertical, será necessário utilização de equipamentos de segurança como cadeirinhas, cordas e mosquetões.

E depois dessa aventura, só se apaixonar com tanta beleza.

Informações extras

Horário de funcionamento: Das 8:30 às 20hs, sendo o último embarque às 18:30hs.

Formas de pagamento: Dinheiro e cartão

No loca, não existe estacionamento.

Os ingressos podem ser comprados no local ou pelo site https://bondinho.com.br/

Deixe um comentário
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.