Logotipo do(a) Riocopter Passeio de Helicóptero Rio de Janeiro

Curiosidades sobre o Rio de Janeiro

01/02/2021 21:47
Imagem de ilustração do post: Curiosidades sobre o Rio de Janeiro
Tempo estimado de leitura: 5min

Curiosidades sobre o Rio de Janeiro

Você mora ou é um turista que ama o Rio de Janeiro? Então conhece bem essa cidade, não é mesmo?

Hoje em nosso BLOG decidimos citar 7 curiosidades sobre essa Cidade Maravilhosa que muita gente não sabe. Vamos lá?

  • A cidade tem um nome de um rio, porém ele não existe

Os portugueses, mais especificamente Gaspar de Lemos, quando chegaram na Baía de Guanabara, em janeiro de 1502, fizeram uma confusão da Baía da Guanabara com a foz de um rio. Por isso batizaram a cidade como o nome Rio de Janeiro.

Atualmente historiadores discordam dessa teoria, pois afirmam que os portugueses eram experientes e não cometeriam tal erro. Erro ou não, o nome pegou.

  • O Rio já foi capital do Brasil

É muito comum estrangeiros pensarem que o Rio é a capital do nosso país. Hoje não mais, devido a inauguração de Brasília, mas até 1960 realmente era a capital do Brasil.

  • O Rio possui em seu litoral, mais de 100 ilhas

Quem chega ao Rio, encontra paisagens lindas como o Cristo Redentor, suas praias e o Pão de Açúcar. Mas não podemos esquecer que toda essa beleza é banhada pela Baía de Guanabara.

Segunda maior ilha do Brasil, com 53 praias, superfície de 412km² e mais de 100ilhas. A maior delas é a Ilha do Governador, onde está situado o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.

  • A maior floresta urbana está no Rio de janeiro

Estar no Rio é vivenciar as maravilhas de uma cidade grande e ao mesmo tempo desfrutar de muita beleza natural. Esse é caso da Floresta da Tijuca. Uma área de conservação de 33km² que faz com que você tenha uma sensação incrível de cidade pequena. No final do século 19, Dom Pedro II fez esse reflorestamento para restaurar a área que tinha sido destruída pelas plantações de café e assim evitar futuras erosões. Alguns pontos turísticos como Parque Lage, Jardim Botânico e Corcovado estão parcialmente localizados nessa Floresta.

  • Cidade onde nasceu Tom Jobim

Tom Jobim, o grande compositor, pianista, cantor e maestro, nasceu no bairro da Tijuca no Rio de Janeiro. Considerado um dos criadores da Bossa Nova, juntamente com Vinícius de Moraes e João Gilberto.

  • Calçadão de Copacabana

O famoso calçadão de Copacabana é um dos símbolos da Cidade Maravilhosa. O seu traçado é inspirado no da Praça de Rocio, na cidade de Lisboa. Representam o encontro das águas doces com o Oceano Atlântico. Seu estilo curvilíneo só foi a partir de 1970 com o trabalho de Burle Marx, devido ao aumento da faixa de areia. Se manteve o desenho original, porém com aumento das curvas.

  • Tem o maior carnaval do mundo

De acordo com o Livro dos Recordes de 2004, o Guinness, a o carnaval da Cidade do Rio atraiu recorde de visitantes estrangeiros (400.000) e tornou-se a maior festa de carnaval do mundo. Além do famoso carnaval da Marquês de Sapucaí com as lindas escolas de samba, o Rio também tem um carnaval de rua muito forte, que conta com cerca de 5 milhões de pessoas, que circulam por festas em centenas de ruas.

E aí? Gostou das curiosidades dessa cidade linda?

Entre em contato agora com o link www.riocopter.com.br ou através do WhatsApp +55 (21) 98171-4002. Nosso endereço é Avenida Ayrton Senna, 2541; Rua D2 hangar – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP: 22775-002.


Clique aqui para informações

Galeria de Imagens

passeio-100
seguranca-100
tecnologia-100
qualidade-100
whatsapp-100

 

Deixe um comentário
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.