Logotipo do(a) Riocopter Passeio de Helicóptero Rio de Janeiro

Dicas para conhecer o Forte de Copacabana

22/09/2022 18:15
Imagem de ilustração do post: Dicas para conhecer o Forte de Copacabana
Tempo estimado de leitura: 4min

Diversas construções históricas do Rio de Janeiro preservam registros vitais do passado do Brasil. O Forte de Copacabana é uma dessas construções. Localizado na mundialmente famosa Praia de Copacabana, "O Forte" desempenhou um papel fundamental em momentos cruciais da história do Brasil, incluindo o Levante dos Dezoito do Forte e Golpe de 1964.

Com acontecimentos tão marcantes no passado, o Forte de Copacabana tornou-se um símbolo da praia carioca, atraindo milhões de turistas todos os meses. Portanto, o Forte de Copacabana é um ótimo lugar para se visitar se você estiver procurando uma ideia de passeio para o Rio de Janeiro.

Histórico

A construção do Forte de Copacabana, teve início no século XVIII, quando a capital brasileira mudou de Salvador para o Rio de Janeiro. Porém somente em 1823 que começou a receber artilharia, momento que Brasil buscava sua independência. Depois de 12 anos foi desarmado.

A área foi fortificada com a instalação de canhões de longo alcance em 1907. E assim, em 28 de setembro de 1914, o Forte de Copacabana foi aberto ao público. Continuou funcionando até 1955. Depois dessa época, serviu como presídio durante a ditadura militar.

Em 1987, o Museu da História do Exército abriu ao público em sua nova sede. O Forte de Copacabana é hoje um espaço cultural que recebe visitas guiadas todos os dias de quarta a domingo (10h às 16h).

O que visitar?

Você pode escolher entre um tour externo e um tour interno do Forte de Copacabana para aprender tudo sobre ele. Para aproveitar a experiência completa, os visitantes fazem uma visita guiada às instalações do Forte, incluindo o Museu, cafés e loja de presentes.

  • Museu Histórico do Exército.

O museu abriga um acervo significativo que documenta a história das Forças Armadas do Brasil. Esses materiais incluem fotografias, uniformes, armas e outros artefatos. As exposições são separadas por período de tempo e exibidas em uma variedade de galerias temáticas. O acervo retrata o tempo desde o descobrimento do Brasil até sua independência no Salão Colônia. O arquivo militar de artefatos históricos de batalhas tão variadas quanto a Guerra de Canudos e o Levante do Dezoito do Forte está exposto no Salão da República.

Ou seja, ir ao Museu do Exército é poder examinar diversos documentos históricos que lembram os feitos de personalidades notáveis ​​como o Marechal Deodoro da Fonseca, o Marechal Rondon, entre outros.

  • Cafés

O Forte de Copacabana abriga ótimas opções gastronômicas, incluindo o Café 18 do Forte e uma filial da centenária Confeitaria Colombo. Estes estabelecimentos encontram-se dentro das instalações do forte e funcionam no mesmo horário em que a estrutura é acessível ao público. Nos cafés, você pode relaxar, saborear uma comida deliciosa e contemplar o mar.

Aproveite a oportunidade e passeie pela loja de souvenirs do Forte, Arte e Rio. Você pode comprar uma grande variedade de souvenirs do Rio de Janeiro.

  • Estruturas militares

Quando um turista entra na fortificação, ele ganha acesso a um complexo que foi originalmente construído para abrigar e proteger soldados em tempos de conflito. Foi construído para que os soldados pudessem passar dias lá, fortalecendo-se contra possíveis ataques e ao mesmo tempo lançando seus próprios ataques. Os canhões instalados na ponta da pequena península são visíveis. É possível passear pela área e apreciar a vista deslumbrante à beira-mar.

Como pode notar, o Forte de Copacabana abriga uma excelente infraestrutura turística, tornando o passeio divertido e informativo. Portanto, inclua o Forte de Copacabana em seus roteiros turísticos do Rio de Janeiro se estiver procurando um lugar bacana para passear. Você terá muitas horas agradáveis ​​além de aprender um pouco sobre a história brasileira.

Forte de Copacabana do alto

Já imaginou apreciar toda essa beleza de uma forma única e encantadora? Pois saiba que é possível!

Com o passeio de helicóptero da RIOCOPTER Helicopter Tours você sobrevoa os principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa e o Forte de Copacabana é um deles.

Você pode optar por passeios de 30, 45 e 60 minutos e viver uma das melhores sensações da sua vida.

Acesse o site da RIOCOPTER clicando aqui e fale com nossos especialistas!

Deixe um comentário
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.