Logotipo do(a) Riocopter Passeio de Helicóptero Rio de Janeiro

Dicas para quem vai visitar o Rio de Janeiro pela primeira vez

09/03/2023 20:39
Imagem de ilustração do post: Dicas para quem vai visitar o Rio de Janeiro pela primeira vez
Tempo estimado de leitura: 6min

O Rio de Janeiro é um dos principais destinos turísticos do Brasil e oferece muitas opções de lazer para seus visitantes como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Mas tenha certeza que o Rio é isso e muito mais.

Então, se você está planejando sua primeira viagem à cidade, separamos algumas dicas fundamentais para aproveitar ao máximo as maravilhas que o Rio tem para oferecer.

Aprenda a montar seu roteiro de acordo com seus interesses, entenda o transporte público, descubra quais são os principais pontos turísticos, e desfrute das diversas atividades culturais e esportivas que a cidade oferece. Esta é a ocasião perfeita para explorar o Rio de Janeiro e se apaixonar por essa cidade única. Continue lendo e confira nossas dicas fundamentais para quem vai visitar o Rio pela primeira vez!

Chuvas de verão

Por ser uma cidade tropical, grande parte dos turistas pensa em visitar a Cidade Maravilhosa no verão por entender ser a melhor época para a viagem. Essa não é uma afirmação errada. O verão do Rio é realmente incrível, com céu azul e calor para aproveitar bem o dia.

Porém, é importante que entenda que nesse período o Rio sofre com as chuvas fortes. Elas ocorrem, normalmente, entre dezembro e março, justamente durante o verão. De forma geral, as chuvas acontecem no final do dia, por isso ainda é possível aproveitar bem o dia na praia ou em outra atração turística.

Uma época muito boa para conhecer a cidade é entre abril e maio, pois ainda tem temperaturas elevadas, mas com umidade menor.

Você pode pensar que o inverno não é uma boa época para conhecer o Rio, mas isso é um erro. O inverno também é uma ótima época, pois é possível conhecer a cidade e desfrutar de temperaturas mais amenas, em torno de 26º, ou seja, um clima bem agradável para passeios ao ar livre.

Metrô

Se você for visitar o Rio de Janeiro pela primeira vez, não deixe de usar o metrô. É uma ótima maneira de se deslocar com rapidez e economia para as principais atrações turísticas da cidade.

O metrô é confiável e acessível, e é usado por milhares de moradores e turistas todos os dias. Portanto, use o metrô e reserve algum tempo para explorar a cidade de uma forma rápida e econômica.

O Rio é uma cidade muito movimentada, com tráfego intenso, principalmente nas horas de pico. Por isso, o metrô é o transporte mais indicado.

O metrô não está em todo o Rio de Janeiro, mas disponível nas áreas turísticas. É possível visitar diversas atrações usando metrô. Em algumas atrações pode ser necessário usar uma integração, como no caso do Pão de Açúcar e do Cristo Redentor, mas mesmo assim, ainda é o transporte mais indicado.

Comidas típicas

O Rio também é muito conhecido pela sua gastronomia. São diversas opções de comidas e você precisa estar aberto a experimentar.

Não deixe de experimentar comidas diferentes. Você não vai se arrepender!

No Rio, os cariocas comem muito arroz com feijão, mas tem outras comidas como: farofa, brigadeiro, açaí, tapioca e a famosa feijoada. São muitas as opções.

Com relação as bebidas, é possível encontrar diversos bares pela cidade. Carioca ama sentar para bater um papo, tomar uma cervejinha e aquela caipirinha.

Visitando o Rio, se permita experimentar e se apaixonar por essas maravilhas!

Leia também: 10 comidas típicas da Cidade Maravilhosa

Aproveitando as praias

Quando se trata de visitar o Rio de Janeiro pela primeira vez, o que mais atrai as pessoas são as lindas praias.

Se estiver na cidade, é difícil resistir aos encantos do litoral. É hora de aproveitar as praias, curtir o sol e relaxar. Além de curtir as ondas, você pode aproveitar muitas outras atividades, desde mergulho e esportes aquáticos até ir aos bares e restaurantes nas imediações das praias.

Participe de festas na praia, observe a rica fauna marinha, aprecie o pôr do sol ou simplesmente curta o sol e observe a paisagem. Quando visitar o Rio de Janeiro, aproveite as praias e curta o melhor da cidade.

Praias do Rio de Janeiro

Conheça e curta a noite na Lapa

Passear pela Lapa é uma das atividades mais necessárias quando se visita o Rio de Janeiro pela primeira vez. O bairro conhecido por sua noite agitada tem atraído turistas de todo o mundo em busca de diversão e boa música. Dessa forma, aqui vão algumas dicas importantes para quem vai aproveitar a noite na Lapa pela primeira vez.

Primeiro, recomendamos que você chegue cedo à Lapa. As melhores festas costumam começar por volta das 21h, então é importante chegar antes disso para conseguir entrar no lugar desejado e aproveitar tudo o que ele tem a oferecer.

Outra dica importante é: fique atento à segurança. A Lapa é um lugar seguro, mas é sempre recomendado ficar atento à sua volta, especialmente quando se está em um ambiente de aglomeração.

Por último, é importante lembrar que aproveitar a noite na Lapa significa que você não somente curtirá a festa, mas também é provável que aprenderá muito com as experiências e com as pessoas incríveis que você encontrará por lá. Seja aproveitando a noite na Lapa para dançar até o sol nascer ou escutar as melhores músicas brasileiras, essa experiência sempre será memorável para quem visitar o Rio de Janeiro pela primeira vez.

Aproveite para visitar cidades próximas da capital

Para quem visita o Rio de Janeiro pela primeira vez, é muito interessante aproveitar para conhecer também cidades próximas. Como o estado é enorme, existem inúmeras cidades bacanas para descobrir e conhecer a diversidade das culturas e belezas naturais. Algumas são acessíveis e imperdíveis. Entre elas, destacam-se Petrópolis, Paraty, Angra dos Reis, Búzios, Niterói e Teresópolis.

Petrópolis, por exemplo, tem o título de Imperial, pela influência europeia que ocorreu durante o período da monarquia. É também uma ótima opção para quem procura um clima mais frio e tranquilidade.

Paraty, por sua vez, é uma cidade colonial encantadora que fica a 256 km do Rio de Janeiro. Já em Angra dos Reis se destacam as suas mais de 300 ilhas, lagoas e praias paradisíacas.

Para aqueles que adoram a vida noturna, Búzios é a cidade perfeita. Por fim, para os aventureiros, Teresópolis e Niterói também são cidades excelentes para visitar, pois possuem diversos pontos turísticos.

Aproveite para visitar cidades próximas da capital. Você vai descobrir que o Rio de Janeiro é realmente singular e que as cidades próximas valem muito a pena conhecer!

Leia também: Dicas para turistar no Rio de Janeiro

 

Deixe um comentário
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.