Logotipo do(a) Riocopter Passeio de Helicóptero Rio de Janeiro

Passeio de helicóptero é seguro?

05/05/2022 21:32
Imagem de ilustração do post: Passeio de helicóptero é seguro?
Tempo estimado de leitura: 4min

Voar de helicóptero é uma experiência única; quem já viveu momentos como esse entende do que estamos falando. No entanto, é comum encontrarmos pessoas interessadas em fazer o passeio, mas com medo de fazê-lo.

E se você já se fez a pergunta se um voo panorâmico é seguro, podemos afirmar que é!

No que diz respeito à prevenção de acidentes, a indústria aeronáutica não poupa esforços, como comprovam os requisitos de manutenção mais frequentes.

Se você ainda tiver dúvidas, continue lendo nosso artigo; responderemos a algumas das perguntas mais comuns de nossos leitores hoje.

É seguro voar de helicóptero?

Helicópteros são máquinas complexas; todas as etapas da fabricação de uma nova aeronave exigem vários estudos e testes, e toda essa tecnologia é projetada para evitar acidentes.

Além disso, para que um helicóptero levante voo, o piloto responsável pela aeronave deve seguir todas as normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Um dos mais importantes desses requisitos é o treinamento e a preparação do piloto.

Na primeira fase, o candidato deve frequentar um curso de formação de piloto privado, que consiste numa parte teórica seguida de um mínimo de 40 horas de formação em aeronave privada para instrução de voo.

Os interessados ​​em se tornar pilotos de helicóptero devem fazer outro tipo de curso após este.

A partir da parte teórica, o candidato cursará para se tornar um piloto comercial; após completar esta fase, ele deverá completar mais 100 horas de treinamento de voo.

Para receber o certificado, o piloto deve passar por uma prova prática com um fiscal da ANAC; se comprovada sua aptidão, o piloto poderá exercer sua profissão.

Mesmo depois de credenciado, o piloto deve se manter atualizado, pois a ANAC exige que a habilitação seja renovada anualmente. Para isso, o piloto deve passar por mais treinamento em simulador, testes teóricos e práticos e, finalmente, uma nova avaliação para confirmar a aptidão do piloto.

Com uma aeronave fabricada com multitecnologia e piloto certificado, esse helicóptero ainda precisa passar por mais uma etapa: o planejamento. Antes de sua viagem, você deve calcular o peso da aeronave, o nível de combustível, número de passageiros, a altitude do local onde o helicóptero vai decolar e pousar e, por fim, a previsão do tempo.

Agora que sabemos dessas informações, tenho certeza que está se sentindo mais seguro e confiante para fazer um voo panorâmico e aproveitar os benefícios que um passeio de helicóptero pode proporcionar.

Momento de escolher a empresa de passeio de helicóptero

Para garantir a segurança dos passageiros, a ANAC possui uma série de requisitos, que vão desde o treinamento de pilotos até a operação de aeronaves. Apesar disso, ainda é possível localizar agências secretas.

Irregularidades sem precedentes, falta de credenciamento da ANAC, falta de manutenção de aeronaves, bem como aeronaves piratas, podem reduzir a segurança de um voo.

Helicópteros clandestinos são os que não fazem parte de nenhuma empresa de Táxi Aéreo, mas oferecem serviços de voos da mesma forma, sendo encontrados geralmente em agências e aeroclubes.

Há também casos em que os pilotos têm pouca experiência e trabalham sem o treinamento necessário para realizar voos seguros.

Por isso, caso decida fazer um passeio de helicóptero, escolha uma empresa comprometida com a segurança e os altos padrões. Você encontrará pilotos altamente qualificados e credenciados pela ANAC aqui na RIOCOPTER. Nossas aeronaves são submetidas a verificações de manutenção rigorosas que são realizadas regularmente de acordo com os padrões e leis do setor.

Para garantir a transparência e fortalecer a confiança do cliente, qualquer documentação relativa à regulamentação de nossas aeronaves e pilotos pode ser solicitada a qualquer momento; para nós, sua segurança vem em primeiro lugar.

Considerações finais

Com todos esses pontos, podemos concluir que voar de helicóptero é seguro; basta escolher uma empresa conceituada que preza pelo comprometimento, transparência e segurança de seus clientes.

Não se esqueça de seguir as instruções do piloto antes e durante o voo e aproveite ao máximo essa incrível experiência.

Deixe um comentário
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.