Logotipo do(a) Riocopter Passeio de Helicóptero Rio de Janeiro

O que é o Cristo Redentor?

07/03/2023 19:06
Imagem de ilustração do post: O que é o Cristo Redentor?
Tempo estimado de leitura: 6min

O Cristo Redentor é um ícone mundial de beleza e espiritualidade, sendo uma das principais atrações do Rio de Janeiro. A gigantesca estátua domina o horizonte da cidade, abençoando os que a admiram. Esculpida na pedra, ela abraça a todos os seus moradores e os que nessa cidade chegam.

Neste artigo, vamos conhecer melhor a história por trás do Cristo Redentor e suas curiosidades. Continue lendo e confira!

Cristo Redentor - conheça sua história!

O Padre Pierre-Marie Boss, em 1859, estava na janela na Igreja do Colégio da Imaculada Conceição que fica na praia de Botafogo e, vendo o monte Corcovado, decidiu construir um monumento em homenagem a filha do Imperador Pedro II, a Princesa Isabel.

Em 1920, durante o centenário da Independência do Brasil, o Círculo Católico do RJ apresentou a proposta e conseguiu fundos para construir o monumento.

Várias propostas surgiram na época, mas a campeã foi a representava Jesus Cristo, com os braços abertos, refletindo uma atitude de amor e paz.

O engenheiro e arquiteto Heitor da Silva foi o autor do projeto campeão para a construção do monumento no cume do Morro do Corcovado. Ele se inspirou nas ilustrações do pintor Carlos Oswald. Além de ser o vencedor, Heitor da Silva Costa, também coordenou a obra em todas as suas fases.

O escultor francês-polonês Paul Landowski trabalhou na cabeça e nas mãos da estátua. A cabeça, porém, foi trabalhada, maioritariamente, pelo escultor romeno Gheorge Leonida. O interessante é que Landowski nunca esteve no Brasil, nem visitou o Cristo.

O engenheiro Heitor Levy, ficou conhecido como o mestre de obras do monumento e foi o braço direito de Heitor da Silva Costa. Ele acompanhou as obras e conduziu as equipes no local.

Sebastião Leme, também é um nome importante para o monumento. Era membro da Igreja e um dos mais interessados no projeto. Ele promoveu campanhas de arrecadação e buscou fundos visando erguer o monumento.

Leia também: Dicas para conhecer o Cristo Redentor

Composição e manutenção do Cristo Redentor

A estátua é feita de concreto e pedra-sabão. Pedra essa, que além de ser muito bonita, existe em quantidade no Brasil e tem elevada resistência à erosão.

Milhares de triângulos de pedra-sabão foram esculpidos e depois colados em um tecido para ser aplicado na estátua. Essas peças triangulares tinham como objetivo proteger toda a estrutura de concreto armado.

Rosto do Cristo Redentor esculpido com milhares de triângulos de pedra-sabão

Devido o monumento estar localizado em um ponto alto da cidade, ela recebe diversas descargas elétricas nas tempestades. Isso faz com que essas peças triangulares sejam danificadas e, por esse motivo, o monumento necessita de constante observação e reparo periódico realizado por restauradores alpinistas.

De acordo com informações passadas pelo Padre Omar Raposo, existe um estoque satisfatório de pedra sabão para supri essa necessidade.

Muitos para-raios foram instalados no monumento, por estar localizado pico do Morro do Corcovado.

Em 2014, a mão direita da estátua, durante uma tempestade, foi atingida por um raio e parte do dedo do polegar quebrou. Um mês antes desse fato, a mesma mão já havia sido atingida por outro raio que também causou danos.

Curiosidades sobre o Cristo Redentor

Algumas partes do monumento foram construídos fora do país. A cabeça e as mãos foram feitas em Paris e dividas em diversas partes e enviadas ao Brasil para montagem. As mãos foram divididas em 8 peças e a cabeça em 50 peças.

O Cristo é a 2ª maio representação de Jesus Cristo em escultura do mundo, sendo ultrapassada pela Estátua de Cristo Rei localizada na Polônia.

O Cristo Redentor tem um coração que mede 1,30m. Localizado na parte de dentro da escultura, esse coração tem um frasco de vidro contendo um pergaminho que tem a árvore genealógica do mestre de obras, Heitor Levy e, do engenheiro fiscal, Pedro Fernandes.

Como visitar o Cristo Redentor

A estátua do Cristo Redentor está localizada na cidade do Rio de Janeiro, no cume do Morro do Corcovado.

É possível chegar no monumento de van, trem, carro ou fazendo trilhas pela mata.

É possível visitar a estátua das 8hs da manhã até às 7hs da noite. Para visitação é necessário adquirir um ingresso na bilheteria.

Outra opção é conhecer o Cristo Redentor do alto, a bordo de um helicóptero. Basta escolher uma das opções de roteiros de voo panorâmico pelo RJ oferecidos pela RIOCOPTER. O ideal é analisar cada roteiro e duração e encontrar o que melhor se encaixa da sua programação.

Muitas são as possibilidades de conhecer o Cristo Redentor, mas com certeza do alto é uma experiência inesquecível e surpreendente.

Entre em contato com nossos atendentes e solicite mais informações sobre o passeio de helicóptero pelo Rio de Janeiro da RIOCOPTER! Vem voar com gente e se encante ainda mais com as belezas da Cidade Maravilhosa!

Leia também: Quanto custa um passeio de helicóptero no Cristo Redentor?

Deixe um comentário
Este site é protegido pelo reCAPTCHA e a Política de Privacidade e os Termos de Serviço do Google se aplicam.